Um pequeno almoço a experimentar
Se há refeição que não salto é o pequeno almoço. Para além de ser das minhas favoritas, o pequeno almoço é uma refeição muito importante, afinal passamos a noite em jejum e temos de restabelecer energias e nutrientes para enfrentar um novo dia com o máximo de vitalidade.
E se estão a fazer dieta ainda se torna mais importante! Se saltarem o pequeno almoço o vosso organismo vai acabar por usar o vosso músculo como fonte de energia e baixar o vosso metabolismo. Para além disso, provavelmente, vão acabar por ingerir mais comida ao almoço para compensarem a fome que sentem. Por isso há que não esquecer mesmo desta refeição!
Sabiam que o pequeno almoço contribui para:
- Regular o apetite
- Melhorar o humor
- Diminuir a ansiedade e a irritabilidade
- Aumentar a capacidade de concentração, a rapidez de raciocínio e a aprendizagem
Por isso aqui fica a minha sugestão para um pequeno almoço completo e equilibrado. Nunca se esqueçam que deve conter 3 elementos principais:
- Fruta – fonte de energia, vitaminas, minerais e fibra para começarem bem a manhã;
- Produtos lácteos – proteína importante para se sentirem saciados ao longo do dia;
- Cereais integrais ricos em fibra – fornece energia de forma sustentada ao longo da manhã;
- Uma fonte de gorduras saudáveis (nozes, sementes de girassol…) – fornecem as gorduras essenciais para ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e deixar-vos sem fome toda a manhã.
Aqui fica uma opção de pequeno almoço que adoro – uma taça com iogurte natural biológico sem açúcar, fruta fresca da época, nozes e FRUUT que dá um sabor crocante e ótimo. Têm mesmo de experimentar!