Healthy Way: 4 Snacks fáceis para uma semana com muita energia

Como vocês sabem tenho uma alimentação saudável porque gosto e porque me faz bem. A alimentação é muito importante para o corpo, mas é também muito importante para o nosso humor sabiam? Por exemplo, se comermos demasiado açúcar ou fast food a tendência é que tenhamos alterações de humor. Tudo o que ingerimos interfere connosco! E por isso devemos fazer as melhores escolhas. Porquê tratarmos “mal” o nosso corpo quando há opções saudáveis TÃO saborosas e nutritivas? 

Deixo-vos aqui 4 snacks, ideais para lanches, rápidos e saudáveis. Deliciem-se!

Açaí sem açúcar com banana, morangos e granola

Açaí é um fruto roxo com muitos nutrientes. É rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. É comum pensar-se que este fruto é demasiado calórico porém a adição de açúcar ou de xaropes adocicados é que o torna extremamente calórico.

Receita: O açaí pode ser comprado congelado e basta colocá-lo numa tigela deixar descongelar um pouco e adicionar banana e morangos (ou outros frutos a gosto) e granola. Nota: Atenção que nem todas as granolas são saudáveis e por vezes têm excesso de açúcar.

Puré de pêra e queijo quark

O queijo quark é uma espécie de queijo fresco e tem um sabor semelhante ao iogurte natural, com um índice de gordura muito baixo.

Receita: Cozer 1 pêra em água, podem adicionar um estrela de anis, ou pau de canela para dar mais sabor. Pelar e triturar juntamente com 2 colheres de sopa de queijo quark, 1 colher de sopa de farelo de aveia, 1 menos de 1/2 copo de bebida vegetal. Se gostarem adicionem canela. 

Crepe de tapioca recheado com banana e canela

Tapioca é a fécula hidratada de mandioca e pode ter a forma de farinha ou flocos. O mais fácil é comprar a farinha já hidratada, (ou goma de tapioca) que está pronta a ser consumida.

Receita: Aqui é muito importante peneirar a farinha para não ficar demasiado espessa. Depois de peneirada espalhar de forma uniforme numa frigideira (género chapa) bem quente. Rapidamente a tapioca solidifica e basta virar ao contrário com uma espátula. Baixar o lume e rechear com a banana e canela, apenas metade. Desligar o lume e dobrar o crepe. E está pronto a servir! Podem fazer um recheio salgado e têm uma refeição.

 

Bolinhas de frutos secos, tâmaras e sementes

Os frutos secos e sementes têm muitos nutrientes necessários. A amêndoa é rica em vitamina E, B2 e fibras, e ajuda a diminuir o colesterol mau. As tâmaras são um alimento que fornecem muita energia com 72% de hidratos de carbono simples e complexos. São ricas em vitamina B5, Cálcio, Ferro, Potássio.

Receita: Primeiro é necessário picar as amêndoas (cerca de 140g) num processador (se quiserem adicionem outros frutos a gosto), depois adicionam-se as tâmaras (cerca de 300g) sem caroço, 1 colher de sopa de sementes de sésamo, 1 colher de chia e 1 colher de sopa de mel. Formar uma pasta no processador. Se acharem necessário adicionem 1 colher de água para não ficar tão espesso. Deixar no frigorífico durante uma hora. Depois é só fazer bolinhas com a pasta e passa-las por cacau ou por coco ralado.