Comer de 3 em 3 horas: Porquê?

Não será surpresa se partilhar convosco que, em média, em 10 pessoas 6 não fazem mais de 3 refeições por dia, ou seja, acabam por ficar 6, 7 e, por vezes, 8 horas sem comer.

Para quem procura um estilo de vida saudável, este comportamento está errado. Isto porque se reduzirmos o intervalo entre as refeições, ou seja, se comermos porções menores de snacks saudáveis como este da Fruut, de 3 em 3 horas, vamos estar a fracionar a nossa alimentação e assim evitar a compulsão alimentar, ou seja, comer em excesso.

Uma alimentação fracionada evita que o nosso corpo armazene energia para suportar longos intervalos de jejum. Na verdade, quando saltamos refeições ou ingerimos menos calorias do que o necessário, o corpo entende que deve fazer uma reserva energética, correspondente àquelas gorduras indesejáveis. Isto porque, quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia uma mensagem para que parte do que for consumido seja armazenado por precaução, na forma de gordura. É aqui que começamos a ganhar peso.

Fracionar a alimentação diária é importante para conseguirmos manter o metabolismo funcional, evitar fadigas e diminuir os ataques de fome súbitos a meio da manhã ou ao final da tarde.

Para isso é imprescindível não esquecer de comer refeições equilibradas a cada 3 horas, como este snack Fruut de pêra rocha que me acompanha muitas vezes. Sem glúten, adição de açúcar, gordura ou conservantes. Um pacotinho como este é o ideal para saciar durante as 3 horas recomendadas.