Porquê praticar TRX?
Hoje vou falar sobre uma modalidade desportiva que adoro: o TRX! Sabiam que a história do TRX começou com Randy Hetrick, soldado da marinha americana que teve a ideia de usar tiras de paraquedas, borrachas de barcos e outros materiais que tinha à disposição para criar um aparelho que possibilitasse uma grande variedade de exercícios com o objetivo de melhorar a sua condição física e a capacidade muscular e que pudesse ser levado para qualquer lugar.
Assim nasceu o TRX, que proporcionou resultados tão animadores que Randy pediu baixa da marinha e voltou para os Estados Unidos, onde começou a estudar e a aprimorar o acessório, que hoje é composto por tiras de nylon ligadas a um gancho.
Nos dias de hoje já encontramos esta modalidade na maioria dos ginásios. Este treino é feito em suspensão (TRX) com o aparelho acima referido que utiliza o peso do próprio corpo para realizar os exercícios. Ele trabalha a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a postura e a estabilidade muscular e proporciona uma tonificação do corpo mais eficaz e rápida do que outras modalidades. É, de facto, muito eficaz, totalmente seguro e promete queimar até 700 calorias. Outra vantagem é que como é classificado de treino funcional, ao invés de isolar apenas um músculo, trabalha o corpo como um todo, o tempo todo, para além de outros benefícios como:
– Aumento da ativação muscular
– Baixas cargas de compressão para a coluna
– Maior performance
– Aumento do potencial de gasto calórico
– Melhor condição cardiovascular
Mas, para mim, o maior benefício para quem pratica TRX é mesmo o aumento da força, a resistência nos músculos e nas articulações e a flexibilidade, afinal trata-se de um exercício aeróbico completo. O ideal será praticarem a modalidade de 2 a 3 vezes por semana, aumentando a intensidade das séries aos poucos.
Se puderem não deixem de experimentar e aproveitem muito o que de melhor o TRX tem para vos dar!