Neopilates, conhecem?
Como sabem faz parte do meus estilo de vida saudável e da minha rotina diária fazer exercício. E mesmo estando no terceiro trimestre da gravidez, já com 7 meses de amor tem sido fundamental para mim, manter esse ritmo. Claro que existem adaptações no estilo e impacto dos exercícios, mas é muito importante continuar a movimentar o corpo pela minha saúde e claro pela do meu bebé! Nada é mais eficaz para continuarmos felizes e resistentes durante todo o período de gestação e claro, também bonitas e tranquilas.
Hoje vou falar-vos um pouco mais sobre o NeoPilates. Uma vertente do Pilates tradicional mas com algumas nuances. Adoro praticar esta modalidade e tem sido tão desafiante. Já são vários os adeptos desta modalidade e dos seus benefícios. E eu adoro. Tenho descoberto tantos exercícios e posturas que me trabalham não só o corpo, mas também a respiração, que é algo vital é que muitas vezes nos esquecemos na azáfama do dia-a-dia.
O Pilates tradicional melhora a postura, a respiração, os movimentos, a força muscular e aumenta a flexibilidade… Mas esta prática reinventou-se e surgiu também o Neopilates, que tem outras vantagens e é bem divertido.Os movimentos exigem um controlo da respiração, contracção do abdómen e alinhamento da coluna mas são realizados, normalmente em bases instáveis como bosus, bolas, cordas, panos ou bolascomo eu estou a fazer no vídeo.
As diferenças entre os dois métodos baseiam-se:
Pilates Tradicional
.Os exercícios são feitos em bases estáveis
.Utiliza equipamentos tradicionais
.Os exercícios mais precisos e executados com fluidez
.O gasto calórico ronda cerca de 300 calorias por aula
Neopilates
.Utiliza equipamentos mais lúdicos
.Assente em bases instáveis
.Os exercícios acabam por ser mais desafiantes devido à instabilidade imposta e à necessidade de controlo.
.O gasto calórico é muito superior. Pode-se perder cerca de 500 calorias por aula
Esta prática diferencia-se também por juntar movimentos das artes circenses ao Pilates tradicional. Ainda assim, para as futuras mamãs devem ter em atenção os exercícios praticados para não se magoarem, nem o bebé.
Benefícios desta prática:
. Melhora o sistema cardiorrespiratório
. Melhora o equilíbrio e o controlo do corpo
. Aumento da massa muscular
. Aumento da flexibilidade
. Maior gasto calórico
. Melhora a concentração
Digam lá se não apetece? Experimentem! Façam como eu, pratiquem sempre muito desporto, com consciência.
E já agora, apostem numa bola de Pilates para terem sempre por perto.
E lá fora tantas celebridades adoram praticar estes exercícios. Deixo-vos algumas inspirações.