Natação na gravidez: Porque faz bem!

Sempre que mergulho, seja na piscina ou  no mar, reencontro-me. Sou peixes de signo e não sei se isso terá alguma relação, mas que sou apaixonada por água sou… Como pratiquei natação de competição durante 6 anos e adoro essa sensação, talvez por isso me sinta sempre tão bem e feliz, sempre que pratico esta modalidade. A sensação de liberdade é mesmo extasiante! Sinto a leveza do corpo a movimentar-se e a leveza da mente a apoderar-se de mim. E agora ainda mais especial é! Sei que o meu bebé está comigo e partilhamos este momento juntos. E faz-nos tão bem.
Sabiam que é dos exercícios mais recomendados na gravidez? E que é de facto muito importante?! Para além de trabalhar todos os músculos do corpo sem movimentos de grande impacto, o que faz com que seja compara qualquer fase da gestação,  é também muito relaxante para nós e para o bebé.


Adoro nadar livremente, mas também caminhar com velocidade na água, fazer exercícios de tonificação perfeitos para o corpo, desde flexões,  ginástica dentro de água,… A hidroginástica pode ser também uma opção alternativa à natação e que pode ser muito divertida. Existem aulas ao som de música que ajudam ainda mais a descontrair.
pregnancy-work-swimming

E para descobrir mais benefícios, aqui fica uma ideia daquilo que vai sentir com a barriguinha dentro de água!:)

São vários os benefícios destas práticas:

Tonificação dos braços, do abdómen, das costas e das pernas
Controlo do peso corporal
Maior equilíbrio
Maior Flexibilidade e mobilidade
Fortalece o Sistema Cardiorrespiratório
Maior resistência
Maior Relaxamento físico e mental
Melhora a circulação sanguínea
Aumenta a auto-estima das mamãs 


Durante os exercícios da água deve-se ter sempre em atenção:
Não atingir o máximo de resistência física para não prejudicar o bebé
Ter atenção à temperatura da água para que não esteja demasiado quente. Com a movimentação o corpo tende a aquecer.
Não fazer mudanças de direcção bruscas para não afectar o bebé
É muito importante fazer alongamentos antes e depois da actividade

O exercício físico durante a gravidez é muito importante não só para a manutenção da forma física da mamã como para o desenvolvimento do bebé! Ainda assim, devemos sempre ser aconselhadas por especialistas.
No meu caso faz-me sempre tão bem! E eu adoro! Acredito que é fundamental sentirmo-nos sempre bem e cuidarmo-nos. Quanto mais num momento tão bonito quanto este, em que espero pelo meu bebé!

E vocês, estão também estão a cuidar da vossa forma e a prepararem-se para o verão?