Mind Gym

Muitas vezes falo aqui sobre exercício físico. Sobre a sua importância, a forma como me deixa feliz e como me faz sentir bem. Hoje falo-vos da importância que dou, também, ao exercício da mente. 

O verão ajuda a que a disposição melhore, que os sorrisos sejam mais fáceis, e agora que entrámos no outono, e os dias começam a ficar mais curtos, há que manter essa boa-disposição! Acima do exercício físico deve estar o bem estar da mente. E para isso existem alguns exercícios, fáceis, que podem ser feitos diariamente e que contribuem para uma maior clareza, foco e alegria. Apesar de existirem imensas apps ou softwares para exercitar a mente, sabem que os especialistas recomendam mesmo actividades do dia a dia? A música é talvez o meu maior aliado. Perco-me nas melodias relaxantes, seja logo pela manhã em casa, seja no carro enquanto volto das gravações.  

Deixo-vos aqui 5 exercícios que muito contribuem para o fortalecimento da mente e que podem ser feitos diariamente. 

 

1 | Testar a memória

 – Através de listas simples, do dia a dia. Por exemplo, fazer uma lista de coisas a fazer no dia e passado uma hora perceber quantas tarefas fixámos.

2 | Ouvir música

– Aprender a letra de uma música exercita a mente. A música é sem dúvida muito importante para o cérebro. E aprender a tocar um instrumento é ainda mais produtivo.

3| Fazer contas

– Hoje em dia temos calculadoras em todo o lado, no telemóvel, no computador… Mas deixem-la de lado para cálculos rápidos.

4 | Aprender uma língua nova

– Ouvir novas palavras, e aprender os seus significados estimula o cérebro. Sabiam que a aprendizagem de vocabulário está relacionada com a prevenção de doenças dementes?

5 | Identificar ingredientes

– Enquanto comemos uma refeição podemos exercitar a mente ao tentarmos descobrir os ingredientes presentes no prato.

E vocês? Que técnicas usam para manterem a vossa mente saudável?