Fitness: 3 erros comuns

Todos tentamos o nosso melhor para viver de forma saudável e fazermos bem a nós próprios, mas por vezes somos o nosso próprio inimigo. No final do dia, a maioria não é personal trainer, mas sim pessoas com conhecimento, e o mundo do fitness pode mesmo parecer assustador. É por isso que vos convido a descobrir os erros mais comuns no fitness:

1. Mudanças extremas

Um dos erros mais comuns dos estreantes na atividade física é o exagero. Para uma pequena percentagem, mudar hábitos antigos pode ser algo fácil, mas para a grande maioria, tal não acontecerá do dia para a noite. Todos sabemos a verdade sobre como ser saudável e ficar em forma: fazer exercício e comer de forma saudável, alimentos verdadeiramente nutritivos.

Enquanto estreante, é um erro fazer do fitness algo demasiado complicado para vocês próprios. Se cozinharem a vossa comida, beberem muita água e se desafiarem nos vossos exercícios, o vosso corpo vai melhorar. Por exemplo, com a tendência de hoje para dietas rápidas, muitas pessoas sentem a necessidade de fazê-las para perder peso. Algumas passam de comer fora todas as noites, para ter uma dieta Paleo e não comer hidratos de carbono. Este é o passo para o fracasso.

O nosso cérebro é estranho a distinguir que decisões são boas ou más nos nossos níveis de açúcar no sangue. Quanto mais baixo for o nível, maior será a tendência para quebrar em tentações que não devíamos. Por isso se passarem de ter uma quantidade ilimitada de hidratos de carbono numa semana para nenhuma quantidade na semana seguinte, não estão a dar a vós próprios tempo suficiente para se adaptarem a níveis de açúcar no sangue mais baixos, e em dois dias voltarão aos velhos hábitos.

Se quiserem experimentar a dieta Paleo, devem ir gradualmente comendo menos hidratos de carbono a cada semana que passa, por um período de 4 semanas, consumindo 25% menos hidratos de carbono a cada semana até à quarta semana. Isto vai permitir que o vosso corpo se ajuste e não se sintam esfomeados ao longo do dia, causando stress e dores de cabeça – fatores de sabotagem garantidos de um ótimo exercício.

2. Impaciência

O próximo erro mais comum é deixar que a impaciência leve a melhor. Se conseguir um corpo perfeito fosse um processo fácil e rápido, não estaríamos todos em forma?

Muitas pessoas esperam resultados imediatos e se não virem uma mudança no primeiro mês, acabam por desistir. Mas por que começar uma jornada no fitness se não for intenção fazê-lo para a vida? Mesmo que vejam grandes resultados num mês, se pararem de ir ao ginásio, não vai durar muito até voltarem ao vosso corpo antigo. Lembrem-se que se as coisas não estiverem a correr da forma que esperavam, o importante será não se sentirem desencorajados. Persistência é o que vos vai dar resultados duradouros.

3. Repetição

Uma das razões para voltarem a fazer atividade física é já terem visto grandes resultados no passado, e depois desanimarem e não terem visto grandes mudanças a partir daí. O problema aqui é tornarem-se repetitivos. Porque fazemos exercício? Para nos tornarmos mais fortes. É exatamente isso que acontece de cada vez que vão ao ginásio ou fazem a vossa atividade ao ar livre. É por isso que as pessoas ficam desanimadas tão facilmente. Porque as coisas tornam-se fáceis.

A passadeira é um exemplo comum. Se correrem 3km todos os dias da semana, de cada vez que correrem esses 3km estão a ficar um bocadinho mais fortes, um bocadinho mais rápidos, e essencialmente a tornar o exercício um bocadinho mais fácil para o vosso corpo.

O que também significa que de cada vez que não desafiarem o vosso corpo, ele não estará a trabalhar tão intensamente, por isso não vão estar a queimar a mesma quantidade de calorias nesses 3km, como queimavam no início. Daí não estarem a conseguir perder peso como no primeiro mês que começaram a fazer o vosso cardio.

Desafiar o vosso corpo é a chave para se tornarem mais fortes e verem constantemente resultados até terem atingido o vosso objetivo. Juntar intensidade/peso aos vossos exercícios é a solução para se manterem desafiados, ou seja, em vez de fazerem a normal corrida de 3km, dia após dia, experimentem juntar colocar uma inclinação que vai sendo cada vez maior ou juntar intervalos com sprints e depois voltarem ao vosso compasso normal.

Manterem o vosso corpo a questionar-se é a chave para conseguirem os resultados que querem. Devem descansar por 1 minuto entre os vossos sets. A cada set de exercícios, devem fazer pelo menos 3 exercícios diferentes. Por exemplo, um exercício de costas, um de braços e um de abdominais, depois descanso por 1 minuto (máximo). Quanto mais se mexerem, mais o vosso coração estará a bater e mais calorias estão a queimar!

Bom treino!