Carrinho
Sustentabilidade

Festas felizes e sustentáveis

Fonte: https://unsplash.com/
189views

Chegamos a esta época e a atmosfera parece mudar. E se todos sentimos isso, inevitavelmente, quem tem crianças sente-o muito mais. Existe e perdura no ar essa magia do Natal, das festas, da alegria, do prazer de estarmos juntos. Confesso que sempre gostei do Natal, aliás, sempre gostei e gosto de qualquer boa celebração familiar ou de amor, porque considero que a vida merece ser festejada. Estamos vivos, estamos cá, porque não aproveitar cada segundo?

Compreendo que cada pessoa tem a sua forma de viver e de celebrar e muitos são aqueles que até nem gostam particularmente desta fase do ano, aproveitando até para porem as férias em dia.

Mas, no final do dia, o que importa é o que sentimos cá dentro. O que nos faz palpitar.

E no caminho que tenho vindo a construir e acredito, sou muito mais pela verdade, pelas pessoas, pela autenticidade dos sentimentos, do que para um consumo exacerbado, exagerado e que não é nem sustentável, nem compatível com os dias em que vivemos. Por isso mesmo, deixo aqui alguma dicas para que aproveitem este Natal e entrada no novo ano da melhor maneira e da forma mais bonita. Não precisamos viver estes dias com stress, com compras sem sentido, à ultima da hora, muitas vezes gerando desperdício desnecessário.

Assim sendo vamos a isto:

1. Consumo consciente

Na minha família por exemplo, criámos a regra de que apenas as crianças recebem presentes. Afinal, o Natal é para eles e para a alegria e quente no coração que sentimos com as suas experiências. Para o resto da família, porque não oferecer uns doces feitos por si, uma carta, um mimo? Afinal, um presente tem valor seja qual for a sua dimensão, não acha?

2. Comprar o indispensável 

Cuidado com o exagero e o desperdício.

3. Idas às compras

Porque não usar os transportes públicos, andar de bicicleta? Ira ás compras irá ganhar um novo prazer…

4. Árvore de Natal

Crie a sua própria, com imaginação e sem recorrer à natureza.

5. Decorações 

Pratique o “do it yourself”! Não há melhor! Una as crianças à volta de um propósito e a casa fica ainda mais bonita. E não se esqueça de papel reciclado e materiais aos quais pode dar uma segunda vida.

6. Mesa sustentável e cuidada

Use e escolha produtos locais, biológicos, regionais e se possível provenientes de comércio justo.

7. Reciclagem

E durante e após as festas, atenção à reciclagem e separação dos produtos, guarde papéis de embrulho para outras alturas, guarde o óleo alimentar usado e encaminhe-o para o respectivo ecoponto, o que deve ser depositado no mesmo.

8. E porque não oferecer um presente lindo ao PLANETA?

Crie mensagens ecológicas, fale deste momento que atravessamos e como queremos que os nossos comportamentos ajudem o planeta. Faça, escreva e assuma os seus “compromissos” pessoais e enquanto família para o novo ano.

As grandes mudanças começam sempre com pequenos passos e gestos. Acredite mesmo nisso! Eu acredito e sei que tudo se inicia assim! E tenho a certeza de que todos juntos iremos fazer a diferença!

Festas felizes para todos e um Natal lindo e consciente!

ARC

Leave a Response

Translate »