Carrinho
Colunistas

Bolo de chocolate da taberna

720views

1 bolo de tamanho médio

Tempo de preparação: 30 minutos (+ 30 minutos no frio)

Tempo de confecção: 20 minutos

 

Ingredientes:

250 g de chocolate com 55 % de cacau

200 g de açúcar branco

150 g de manteiga sem sal

50 g de farinha de trigo T55

5 gemas + 5 claras

 

Numa taça larga, com a ajuda de uma batedeira ou de um robot de cozinha na velocidade média, bata as gemas com 120 g de açúcar até que fiquem esbranquiçadas. Com a ajuda de uma vara de arames, envolva este preparado no anterior. De seguida, noutra taça larga, com a ajuda de uma batedeira ou de um robot de cozinha na velocidade média, bata as claras com o restante açúcar em chuva até que fiquem firmes, mas sem que cheguem a castelo. Utilizando um salazar/raspador, envolva este preparado de claras na mistura anterior de chocolate e gemas. Com a ajuda de um coador, peneire levemente a farinha sobre a mistura anterior e, em simulâneo, com uma espátula, envolva-a no preparado. Verta esta mistura para a forma forrada com papel vegetal. Depois, leve ao frio durante 30 minutos. Entretanto, pré-aqueça o forno a 200 ºC. Terminado o tempo de frio, leve ao forno a 200 ºC durante 15 a 20 minutos, com a ventoinha ligada, até que forme uma crosta fina. Desenforme, mas não retire o papel vegetal. Sirva morno.

* Se utilizar uma forma de 24 cm de diâmetro, corte um círculo de papel vegetal com cerca de 30 cm de diâmetro. Caso utilize uma forma com outras dimensões, ajuste o tamanho do círculo de papel vegetal.

Foto Paulo Barata
José Avillez
Português e cozinheiro, José Avillez tem como principal missão promover a gastronomia portuguesa e contribuir para que Portugal seja um destino gastronómico de excelência. É considerado uma das grandes referências da gastronomia em Portugal e tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além.

Leave a Response

Translate »