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Estou a pensar engravidar… o que fazer?

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Engravidar e ter filhos faz parte do desejo da grande maioria das mulheres. Se para umas é um processo tranquilo e natural, para outras, pode ser motivo de stress, ansiedade e de grandes receios!

Está provado que ter uma alimentação e estilo de vida saudáveis antes da conceção traz benefícios incalculáveis para o futuro bebé. A preparação do nosso corpo deve começar antes e não apenas quando descobrimos que estamos grávidas.

Mas isto não deve ser um motivo de stress e ansiedade e muito menos deve começar a condicionar totalmente a sua vida e comportamentos antes do tempo.

Pequenas regras básicas podem fazer a diferença:

1. Adote um estilo alimentar saudável, com o qual se identifique!

Se já tem hábitos alimentares saudáveis e faz escolhas conscientes, ótimo! É continuar assim!

Se acha que os seus hábitos ficam um pouco há quem do que é considerado saudável, então aqui está uma excelente oportunidade para começar a equilibrar um pouco mais o seu dia a dia alimentar!

Sem fundamentalismos e exageros! Não precisamos de cortar radicalmente em tudo o que gostamos nem temos que viver em privação. Mas procure que o seu dia a dia normal, em casa, no trabalho, seja caracterizado por escolhas mais saudável, e deixe os abusos e excessos para os dias festivos ou ocasiões sociais!

2. Procure atingir o peso com que se sente bem!

Iniciar uma gravidez com um peso e IMC saudáveis traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebé!

Por isso em vez de pensar “já que vou engordar, depois trato disso”, faça o oposto! Até engravidar esforce-se por atingir um peso saudável e com o qual se sinta bem!

Além de ser um auxiliar na prevenção de diabetes gestacional, hipertensão da gravidez, entre outros problemas, mulheres que engravidam com um peso saudável e a sentirem-se bem com o seu corpo, são geralmente, muito mais cuidadosas ao longo da gravidez e tendem a aumentar menos peso do que aquelas que não têm essa preocupação.

3. Evite comer doces e açúcar em excesso!

Se é viciada em doces ou estes fazem parte do seu dia a dia, comece a fazer um desmame gradual.

Evite comprar para casa ou trabalho, para consumo diário.

Tente fazer a substituição dos produtos açucarados por opções de sabor doce mas sem açúcar de adição.

4. Procure fazer mais comida caseira e menos comida industrializada e pronta a comer.

Com a desculpa do trabalho e da falta de tempo, na sociedade de hoje, recorre-se muito a comida pré-feita, embalada e pronta a comer. Pode ser prático sim, mas estas opções são geralmente muito mais ricas em sal, gordura e os ingredientes nem sempre são os de melhor qualidade.

Cozinhar coisas simples não é um bicho de sete cabeças nem nos tira muito tempo!

O segredo passa pela organização!

Em vez de comprar comida já pronta, quando vai ao supermercado, opte por comprar ovos, legumes frescos ou até ultra-congelados, peixe congelado pronto a cozinhar, fruta fresca, saladas (mesmo que as já lavadas) …

Tendo os ingredientes em casa, demoramos tanto tempo a aquecer uma lasanha já pronta, como a preparar um prato simples mais nutritivo.

(precisa de ideias? Siga a minha página no instagram – mariana abecasis nutricionista)

Lembre-se! Está a programar ter um bebé, que precisará de todos estes cuidados, por isso nada melhor do que ir ganhando novos hábitos em casa!

5. Bebidas alcoólicas e cafeína com moderação!

O excesso de álcool e de cafeína não é benéfico para ninguém, independentemente de querer engravidar ou não!

Beber com moderação e não ultrapassar a dose recomendada de cafeína faz parte de um estilo saudável para qualquer pessoa.

Mas se está a pensar engravidar e abusa destas bebidas ainda mais um motivo para repensar nos seus comportamentos e começar a reduzir!

Atenção! Não significa que tenhamos que os abolir da nossa vida!

Tentar é não ultrapassar os 3 cafés diários e não incluir bebidas alcoólicas (seja ela qual for) diariamente nas suas refeições. Deixe para o fim de semana ou dias de festa!

Importante: gravidez não é doença!

Mesmo planeando uma gravidez mantenha o seu dia a dia normal! Foque-se em ser mais saudável sim! Mas mantenha o seu exercício, os seus programas e atividades normais!

Não se prive do sushi, se gosta, das saladas fora de casa, nem comece a agir como se já estivesse grávida antes do tempo!

Infelizmente nem todas as mulheres engravidam quando querem e por vezes o processo é um pouco mais demorado do que o esperado. E adotar um “comportamento de grávida” antes do tempo pode ser um grande foco de ansiedade.

Disfrute do momento, namore muito e aproveite para fazer coisas que terá que abdicar depois de um bebé nascer! Terá muito tempo para se privar de certos comportamentos!

 

Por Mariana Abecasis Nutricionista

Especialista em nutrição clínica geral e acompanhamento na gravidez e pós-parto. https://www.marianaabecasisnutricionista.pt/

Mariana Abecasis
Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e Mestrada em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a sua tese na área da nutrição na gravidez e pós-parto. Sendo uma das suas principais áreas de atuação na sua prática clínica.

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