Carrinho
Empreendedorismo

7 dicas para se destacarem numa entrevista de emprego

141views

Se estiverem a pensar mudar de trabalho, ir a uma entrevista pode ser algo bastante intimidante. Como conseguir destacar entre centenas de candidatos? A verdade é que numa entrevista existem pormenores a ter em consideração, alguns óbvios outros nem tanto. Aqui ficam algumas dicas não só sobre como sentir mais confiante, mas também como destacar:

1. Estejam preparados

Pode soar a óbvio, mas ainda existem muitas pessoas que não vão preparadas para uma entrevista. Façam sempre a vossa pesquisa! Existem perguntas simples mas que dão para perceber imediatamente se fizeram ou não o vosso trabalho de casa. Olhem para a história da empresa e tomem notas em relação aos projectos e iniciativas nos quais estiveram envolvidos no passado.

Levem sempre duas cópias dos vossos currículos, uma para vocês e outra para quem vai fazer a entrevista. Podem ter-se candidato através de email e enviado uma cópia virtual, mas em papel é mais provável que a pessoa que vos vai entrevistar tome notas. Mostrem-lhe que estão preparados oferecendo uma cópia (mesmo que a pessoa já tenha impresso), e desta forma quando estiverem a analisar o vosso currículo vocês também vão ter uma cópia para olhar durante a entrevista. Se o papel for de boa qualidade, melhor ainda.

Levem um bloco de notas para tirar apontamentos. Demonstra que são organizados, preparados e empenhados. Lembrem-se, são sempre as coisas mais pequenas que fazem a grande diferença.

2. Não subestimem a clássica camisa branca

As entrevistas não são a ocasião mais adequada para arriscar ou experimentar novas tendências. Claro que isto é variável de acordo com o emprego para o qual se candidatam, mas se não tiverem certeza do que vestir é sempre melhor jogar pelo seguro. Uma camisa branca é um exemplo de peça elegante, confortável e sofisticada.

3. Mantenham as coisas simples

Uma vez mais, tudo isto depende do lugar a que se candidatam. Por exemplo, se estiverem a candidatar-se a um lugar numa empresa de beleza, podem sempre ousar um pouco mais na vossa maquilhagem. Mas existe algo de incrivelmente elegante em manter uma maquilhagem simples e minimalista. Uma das razões é que não distrai a atenção do que estão a dizer.

4. Façam a vossa pesquisa

Dicas de moda e beleza à parte… façam a vossa pesquisa. Antes da entrevista, garantam que sabem tudo sobre a empresa. Quais são os grandes objetivos da mesma para este ano? Qual é a coisa pela qual são mais conhecidos? Como se destacam da concorrência? Tendo feito a vossa pesquisa vão ter mais coisas para falar com a pessoa que está a fazer a entrevista.

5. Editem o vosso currículo

Toda a gente pode listar as suas competências no currículo, mas se as mesmas estiverem escritas de acordo com o efeito que tiveram na empresa, o impacto será mais forte. Por exemplo, se fizeram um desenho gráfico para a vossa antiga empresa, qual foi o impacto mesmo? Quantas pessoas viram? Se um entrevistador ler “design gráfico para fins promocionais que impulsionaram as vendas em 10%“, é infinitamente mais poderoso do que apenas “design gráfico.

6. Façam questões

No fim da entrevista quando perguntarem se têm questões, tenham sempre pelo menos 3 questões preparadas! Mostra que estão entusiasmados em relação ao lugar a que candidatam, e que querem saber mais sobre ser um membro da empresa. E para pontos extra, estejam atentos durante a entrevista para que possam elaborar questões a partir do que o entrevistador está a dizer.

7. Estabeleçam uma ligação

No final do dia, uma entrevista não é mais do que pessoas que se conhecem umas às outras. As pessoas que vos estão a entrevistar vão entrevistar muitos outros candidatos… então , currículo e qualificações à parte, não sejam tímidos. Estabeleçam uma ligação pessoal que faça com que se lembrem de vocês. Isto também se enquadra na dica 4 em que aconselhava a fazerem a vossa pesquisa… com todas as redes sociais que temos hoje, não fiquem assustados em usá-las! Espreitem o Linkedin da pessoa que vos vai entrevistar para terem uma ideia da sua origem. Pode ajudar a ter ideias sobre o que falar. Mas também quanto a isso… garantam que todas as vossas redes sociais estão privadas.

Têm mais alguma sugestão? Curiosa por saber! Partilhem nos comentários abaixo 🙂

Leave a Response

Translate »